A história da Francisconde remonta o ano de 1978, quando Francisco Caetano originário do Fundão se estabelece na Quinta do Conde, no concelho de Setúbal .
Na altura, juntamente com a sua mulher Maria Pureza eram proprietários de uma cervejaria com muito movimento onde serviam petiscos incluindo os caracóis . Este parecia ser o rumo a seguir não fosse um gesto para matar a sede mudar todo um percurso de uma vida.
Ao sofrer uma grave congestão Francisco Caetano ficou com implicações de saúde que por recomendação médica o levaram a abandonar o negócio.
Na impossibilidade de superar trabalhos que implicassem desgaste físico e psicológico, Francisco Caetano e sua mulher mudam de ramo de actividade dedicando-se ao comércio de produtos hortícolas.
Comercializar caracóis aparece como mais uma experiência que abraçaram com esta actividade.
Francisco Caetano acaba por se dedicar exclusivamente á comercialização deste produto na decada de 90, e depressa constata a escassez do produto em Portugal, levando-o a alargar horizontes e a iniciar-se na Importação de caracóis oriundos de Espanha e Marrocos.
A Francisconde é hoje uma empresa em franca expansão, uma estrutura organizada e acima de tudo um projeto abraçado por toda uma familia.
É nestes moldes expressivos que a Francisconde estabelece os parâmetros das ambições futuras de todo o Grupo e que insiste em continuar a inovar e a manter a liderança no comércio e distribuição de caracóis no mercado Português.
Actualmente o Grupo distribui duas mil toneladas de caracóis por ano para todo o País e ainda exporta produto para Espanha, França, Itália, Bélgica e Luxemburgo.
O Grupo detém 11 estabelecimentos “Casa Dos Caracóis” , onde se vende o caracol vivo e já cozido em regime take away.
Pode uma adversidade ser uma grande barreira evolutiva, como tambem pode uma adversidade ser a propulsão para um caminho de sucesso.
A Francisconde orgulha-se das suas origens e de todo o percurso complexo que a tornaram naquilo que é hoje,
Um Grupo sólido, virado para o cliente e afluente do futuro.